Pular para o conteúdo principal

GRUPO DE SUPERVISÃO TERAPIA + ARTE ONLINE

 


GRUPO DE SUPERVISÃO

TERAPIA + ARTE

para arteterapeutas e psicoterapeutas.

Coordenação: Flávia Hargreaves e Maria Cristina de Resende.

 

SEJA DIFERENTE

Reúna estas 2 áreas de conhecimento na sua supervisão e seja capaz de realizar um trabalho diferenciado.

 

  • 100% online síncrono.
  • Quinzenal (2 encontros/mês).
  • Quintas das 19h30 às 21h30.

 

OBJETIVO

  • Ganhar segurança no manejo dos materiais artísticos e da prática clínica, sendo capaz de entender as imagens para além de interpretações e projeções e a relação terapêutica.
  • Oferecer um espaço de supervisão que reúna a psicologia e a arte.

 

A QUEM SE DESTINA

Arteterapeutas e Psicoterapeutas que utilizam a expressão artística nos atendimentos.

Profissionais ou estudantes na fase de estágio.

 

TERAPIA + ARTE

O que muda na relação cliente/terapeuta com a inserção da prática artística?

Você vai aprender a reconhecer os conteúdos da arte presentes na terapia e usá-los a favor do processo.

 

FORMATO

  • Apresentação de casos clínicos dos participantes articulando teoria e prática. 
  • Como vai funcionar? 
  • Vamos disponibilizar uma ficha simples de apresentação de caso que deverá ser preenchida e enviada para nós para que possamos agendar a apresentação, seguindo nosso calendário abaixo.

        

CALENDÁRIO DO PRIMEIRO SEMESTRE

4/9 e 18/9

2/10 e 16/10

30/10 e 13/11

 

  • Os encontros NÃO SERÃO GRAVADOS por questões de sigilo, então é importante se organizar para estar presente.

 

INVESTIMENTO E FORMA DE PAGAMENTO

para os 8 encontros (agosto à novembro)

3 x R$ 350,00 via PIX agendado.

- enviaremos os dados para pagamento por e.mail após o envio da ficha de inscrição.

 

PARA SE INSCREVER ENVIE MENSAGEM PARA WHATSAPP 21 996576370

QUEM SOMOS?

Maria Cristina de Resende, Psicóloga Clínica especialista em Psicologia Junguiana e Saúde da Mulher e Psicologia. Mestranda em História da Ciência, Técnicas e Epistemologias pela UFRJ.

Dentro das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, também tem formação em Arteterapia, Terapia Ayurveda e Psicologia Integrativa.

Facilitadora de Grupos de Mulheres dentro de Tradições Ancestrais do Sagrado Feminino


Flávia Hargreaves, Arteterapeuta (AARJ 402-0508), Artista e Professora de Artes para terapeutas. 

Graduação em Comunicação Visual e Licenciada e Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes (UFRJ). Idealizadora dos projetos Ateliê Locus, Arte para Terapia. 

Experiência em atendimento clínico com Arteterapia. Ao lado de Maria Teresa Rocha, conduz o grupo criativo Pintando Arcanos. Docente na disciplina História da Arte no curso de Formação em Artepsicoterapia, coordenado por Maria Cristina Urrutigaray. Idealizadora dos projetos ateliê.LOCUS e Arte para Terapia, promovendo a ampliação do repertório de experiências artísticas para terapeutas e professores.

Junte-se a nós!

Garanta a sua vaga!

PARA SE INSCREVER ENVIE MENSAGEM PARA WHATSAPP 21 996576370

e.mail: arteparaterapia@gmail.com

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arteterapia e as novas perspectivas para a velhice [PARTE 1]

Esta semana temos o prazer de receber uma convidada especial! A arteterapeuta e pedagoga Maria Teresa Rocha que conduziu a Roda de Conversa de abril/25 com o tema Arteterapia e as novas perspectivas para a velhice. A autora compartilha sua experiência apresentando um riquíssimo estudo de caso com o objetivo de auxiliar colegas de profissão que enfrentam desafios ao receber clientes com diagnóstico de demência ou Alzheimer. Você já deve ter percebido que o conteúdo é extenso, por isso resolvi publicá-lo em 2 partes. Boa leitura e lembre de deixar sua opinião nos comentários deste texto!   ESTUDO DE CASO EM ARTETERAPIA: NOVAS PERSPECTIVAS PARA A VELHICE [PARTE 1] Por Maria Teresa G. Rocha CONTEXTUALIZANDO O Brasil está envelhecendo e precisamos falar sobre isso. Segundo o IBGE (2022), a população brasileira está envelhecendo rapidamente, com aumento no número de idosos e uma queda na proporção de jovens. O envelhecimento da população brasileira é explicado principalmente pel...

ARTETERAPIA E AULA DE ARTE

--- por Flávia Hargreaves Banco de imagem Canva. Este é o terceiro texto da nossa série "ARTETERAPIA NÃO É". Se nas últimas semanas refletimos sobre a fragilidade de definir nossa área por negação e, em seguida, acolhemos o valor do artesanato, hoje abordamos a fronteira mais vivida e discutida por todos nós: a distinção entre Arteterapia e Aula de Arte . Tenho certeza de que você já se viu na situação de ter que explicar que a sessão de arteterapia não é uma aula, e não é mesmo! Neste breve texto convido você a refletir sobre este tema com olhar renovado e seguir comigo no movimento de substituir o “NÃO” pelo “SIM” ao que o ensino da Arte nos oferece. Para que possamos acolher, precisamos primeiro delimitar o conflito. O Conflito Dois pontos fundamentais que marcam a diferença entre as duas práticas são a qualificação do profissional que conduz o trabalho e o objetivo do mesmo. Outro ponto a ser levado em consideração é o ambiente . Um arte-educador, mesmo com f...

Obras de Arte como ponto de partida para a autoexpressão.

   por Flávia Hargreaves Neste texto trago algumas experiências que tenho vivido no meu ateliê que podem colaborar tanto para dinâmicas de ateliê livre, aulas de arte e também como um caminho válido na Arteterapia , mantendo as especificidades de cada profissão. Exercícios criativos realizados no ateliê.LOCUS, 2025. Laura, ref. Odilon Redon;  Flávia, ref. Modigliani; Olivia, ref. Tarsila. O desafio da folha em branco. Você já se viu diante do cliente paralisado ao se confrontar com uma folha em branco ? A ideia de ter que " criar algo do nada " pode ser assustadora. Eu vejo isso acontecer com frequência no meu ateliê, tanto em aulas quanto em atendimentos arteterapêuticos. E se não fosse necessário começar do zero? Um dos caminhos que tenho utilizado é usar referências da História da Arte , trazendo grandes artistas como um ponto de partida inspirador. No meu ateliê incentivo os participantes a pesquisarem referências para desenvolverem suas técnicas e percebo o salt...