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terapeuta, professora e artista. não necessariamente nessa ordem...

por Flávia Hargreaves

O texto a seguir trata de um tema importante para muitos terapeutas que usam a arte na sua prática que, como eu, também são professores e artistas. Para que ele ganhe vida preciso dos comentários de vocês compartilhando suas experiências e visão sobre o assunto.
Boa leitura.

Revisão de conteúdo por Erika Kohler, maio 2020
publicado originalmente no Blog [atelie.locus] 
https://flaviahargreaves.blogspot.com/2020/05/terapeuta-professora-e-artista.html

Oficina de Desenho "Ligando os Pontos" realizada pela equipe artes.LOCUS, 
no evento "Arteterapia no Parque", promovido pela AARJ em outubro de 2019. 
Fotografia: Fernando Hargreaves. 


Ter estudado Arteterapia e Licenciatura em Artes simultâneamente, entre 2006 e 2010, me ajudou a construir uma identidade profissional diferenciada como arteterapeuta e professora. Além disso, promoveu uma revisão no meu entendimento sobre o que é ser artista.

A "terapeuta", a "professora" e a "artista", ou melhor dizendo, a "arteterapeuta", a "professora de artes" e a "artista", foram convidadas igualmente a participar dessa construção, ajustando-se de acordo com os objetivos de cada trabalho. É importante ressaltar que as três profissões trazem a "arte" em comum, mesmo que cumprindo funções diferenciadas. Por esta razão, precisei reconhecê-las na minha prática profissional e na minha vida. Desmisturá-las em suas funções para criar um modo de trabalhar a arte na terapia, no ensino da arte e no desenvolvimento da minha expressão artística.

Aos poucos fui percebendo que precisava estar inteira pra me colocar diante do outro, tanto como professora quanto como terapeuta. E então descobri que podia continuar conectada em todas as minhas áreas porque dessa forma estaria ali por completo. Também foi significativo ter voltado a minha atenção para a relação que cada um tem com a arte identificando bloqueios e resistências diante do "fazer arte" e do “espontâneo”. Precisei reconhecê-los em mim também. Para isso, foi preciso abrir um espaço interno de diálogo sem certo ou errado; bom ou ruim e desconstruir crenças a respeito da arte, da terapia e do ensino. Só assim pude "desconfundir" as coisas e manter a integridade que precisava contemplar a "terapeuta", a "professora" e a "artista". Não necessariamente nessa ordem. Precisava torná-las "colaborativas".

Seguindo por esse caminho, busquei um ajuste dinâmico das minhas práticas profissionais. Compreendi que enquanto uma ocupa o primeiro plano, as demais se tornam auxiliares. Mas como isso se dá na prática? Como a artista pode ajudar a terapeuta ou como a terapeuta ajuda a professora e assim por diante? Responder a essas perguntas ainda não é uma tarefa fácil. Acredito inclusive que muitos arteterapeutas/professores/artistas também estejam vivenciando essas questões no seu dia a dia. Por isso é importante trazer esse tema à tona para discussão. E SIM, quero comentários com depoimentos e colaborações sobre o tema.


Voltando às perguntas, como se dá esse ajuste dinâmico?!

Vamos pensar no primeiro caso: quando a artista ajuda a terapeuta. A terapeuta está em primeiro plano. Essa é a função principal. A artista e a professora ficam em segundo plano, prontas para dar suporte a primeira quando solicitadas. A artista vai ajudar na flexibilidade e vai ampliar as possibilidades diante dos materiais. Ela conhece mil e uma maneiras de criar um autorretrato, porque ela tem a experiência artística. Mas sua intuição vai ser filtrada pela terapeuta de modo que sua colaboração seja realmente útil. Do mesmo modo, quando a professora ficar ansiosa por ensinar a fazer algo, sua colaboração será filtrada. Às vezes ensinar a base técnica de uma prática vai auxiliar o cliente na sua expressão. Esse ajuste precisa estar ativo o tempo todo. E, é claro que vamos errar, perder a mão, mas com a prática isso tende a fluir com naturalidade. Pelo menos esta é a meta.

Então, gostou do tema? Comente e deixe a sua colaboração nos comentários.

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Me conta aqui nos comentários o que pensa sobre o tema!

Caso tenha dificuldade em publicar seu comentário neste blog você poderá encaminhá-lo para o email: arteparaterapia@gmail.com que ele será publicado. 

Obrigada.






Flávia Hargreaves é arteterapeuta (AARJ 402/0508), artista e professora de artes para terapia.

Graduada em Comunicação Visual (EBA- UFRJ-1989)
Licenciatura Plena em Educação Artística - Artes Plásticas (EBA-UFRJ- 2010)
Formação em Arteterapia com Ligia Diniz (2009)

Participou como docente de História da Arte nos cursos de Formação em Arteterapia (Ligia Diniz, Baalaka e Leiza Pereira) e Artepsicoterapia (Coord. Maria Cristina Urrutigaray).
Em 2017 fundou o ateliê Locus, onde oferece cursos, ateliês livres e atendimentos em Arteterapia.
Foi colaboradora da Casa das Palmeiras (2014-2018) e Casa Verde (2009). 
Em 2021 criou o projeto Arte para Terapia oferecendo cursos online de História da Arte para Terapia. 
 

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Contato
arteparaterapia@gmail.com

Comentários

  1. Regina Freitas - via facebook em 20/05/20 - ref. artes.locus
    "Somos multifacetadas, e essa multiplicidade nos torna únicas. O arranjo dessas múltiplas faces é único e nos torna originais. Participei de perto da construção dessa Terapeuta, Professora, Artista que habitam um único Ser, e posso dizer que é lindo quando esse diálogo existe de forma harmônica. Parabéns Flavia!!"

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  2. Isabel Pires20/05/2020 06:07 - ref. artes.locus
    Acho que você coordena bem esses três aspectos, complementando-os de uma forma enriquecedora para o seu trabalho de arteterapia e definindo o seu estilo pessoal de forma eficiente e original. Continue pesquisando o tema e compartilhando conosco. Obrigada pelas suas reflexões e por seu lindo trabalho! Bjs

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  3. Karla Pustilnick - via facebook em 20/05/20 - ref. artes.locus
    Flávia, ótimas colocações! Creio que o reconhecimento e a integração de "tudo e todos" que somos seja o caminho para o bem viver. Conseguir associar os próprios potenciais e conhecimentos nesta atividade engrandece a prática e favorece o resultado. Vc tem sido um exemplo rico de como essa ação colaborativa age na prática. Como sua aluna e sua cliente em artetarapia, experimento a profundidade e a excelência da sua integração. Gratidão!

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  4. Marisa Resnitzky Mizrahi - via facebook em 20/05/20 - ref. artes.locus
    Muito bom estar perto do fazer do artista. Somos parte.. Sendo alunos ou professores, Terapeutas, artistas e/ou admiradores. As tintas se misturam com o próprio corpo, e o orgânico transborda, fazendo parte, agora sim nos tornando inteira(o)s . É como na música, a sinfonia preenche e se torna parte. Ou então quando sentimos que o instrumento musical é uma extensão de nosso próprio corpo. Flavia, você tem esta multiplicidade. Quando me perguntam, não sei dizer se sou psicóloga, arte-terapeuta ou artista. Somos uma multiplicidade ! É isso é maravilhoso ! Fazer o BEM, fazer o belo, tudo junto e bem misturado, criando cores novas e infinitas sensações ! Bjkas. Nos vemos na sua LIVE !

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  5. Flávia Oliveira20/05/2020 22:31 - ref. artes.locus
    Muito interessante a sua reflexão. Acredito que aprendemos ao longo da vida devido à cultura a separar tudo em partes, porque é assim que a lógica trabalha. Mas o sentimento não. Ele mistura tudo. Somos ao mesmo tempo vários e isso é muito bom, porque cada um desses papéis exercidos tem de formas diferentes muito a contribuir para um olhar ampliado, um olhar empático, generoso para o outro, uma vez que tanto o artista quanto o arteterapeuta e o professor estão num exercício de escuta e de alteridade com o outro, para que a vida seja germinada em todo seu potencial.
    Parabéns pelo seu trabalho tão fundamental para todos, mas especialmente para profissionais em início de carreira. Apontar caminhos é uma bela e generosa contribuição.

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